Encontro de trilheiros - Trilha, Super Prime, Enduro FIM. 25 e 26 maio 2019.

Conheça Lajes-RN

Conheça Lajes-RN




Com o lema "Minha terra, meu lugar" Lajes é um município localizado na mesorregião central Potiguar, distante 125 KM da capital a cidade preserva as boas características de antigamente, uma cidade tranquila, bem organizada e com povo hospitaleiro.





O município está a 205 metros de altitude, o clima é semiárido quente durante o dia e um frio agradável durante à noite.

Lajes é rodeada pela serra do feiticeiro e pico do Cabugi formando belas paisagens e com excelentes trilhas para turismo ecológico e esportes de aventura.




TURISMO
Parque Estadual do Pico do Cabugi 

A Trilha Ecológica do Pico do Cabugi esta localizada bem próxima a Lajes no  parque estadual do Pico do Cabugi. Único vulcão extinto do Brasil o Pico do Cabugi apresenta sua forma original. Sua idade isotópica é a mais recente das rochas ígneas brasileiras (± 19 milhões de anos). Possui 590 metros de altitude, com uma composição formada por principalmente por rochas basálticas alcalinas intrusivas. Por ser mais próximo todo o apoio logístico necessário para quem deseja fazer a trilha esta localizado na sede do município de Lajes.

Alto do pico do Cabugi 590 metros de altitude
Fotos: internet/divulgação.



Pico do Cabugi       Foto: Canindé Soares

O relevo do município é constituído pelo Planalto da Borborema, formado por rochas pré-Cambrianas, e pela Depressão Sertaneja, Predominam os solos constituídos principalmente de areia e pedras. A cobertura vegetal é formada pela caatinga, típica do sertão, que perde suas folhas na estação seca e apresenta exuberante verde na estação chuvosa. Entre as espécies mais encontradas estão angico, aroeira, braúna, catingueira, facheiro, faveleiro, juazeiro, jurema-preta, mandacaru, marmeleiro, mofumbo e xique-xique.



Cézar Secretário de Turismo do Município.



ESPORTES

Além das caminhadas ecológicas o município de Lajes tem um relevo ideal para a prática de esportes de aventura como ciclismo montain bike, trilhas e competições motociclísticas.

Bike Pedal - Cabugi Bike Trilha



Trilhas e competições motociclisticas

Lúcio Flávio é o guia para as melhores trilhas de moto da região.  


Foto: blog. Cabugi Noticia

Foto: blog. Cabugi Noticia




78 - Washington Silva - piloto local

Lajes tem um piloto que se destaque nas competições, Washington Silva, Piu-piu como é conhecido foi Campeão do 1º Enduro do Cabugi (cat. X6) e vice-campeão do 2º Enduro do Cabugi (cat. Nac. Pró) sendo também tri-campeão do Rally Baja Lajes na categoria Nacional.    


Laureano Secretário de Esportes de Laje entregando o Trofeu
 de 2º lugar na categoria Nacional Pró para Washington Silva.





Cícero é professor de história, fotógrafo, ciclista e guia turístico da região, a pessoa certa para quem quer se aventurar a pé ou de bike pelas trilhas do município, faz parte da equipe de ciclismo Cabugi Bike Trilha e tem o blog http://cicerolajes.blogspot.com para contratar o Cícero ligue (84) 996035473.





ADMINISTRAÇÃO
   

O Município é administrado pelo Prefeito José Marques Fernandes, Marcão como é conhecido pelos Lajenses é formado em ciência econômicas e tem realizado um excelente trabalho no município. Bastante experiente, Marcão ao longo da sua vida pública já ocupou os cargos de vereador, tesoureiro e vice-prefeito de Lajes.   







EDUCAÇÃO

Escola Estadual Pedro II, Belíssima construção de 1927, tem sido referência no processo de ensino-aprendizagem no RN, protagonizando diversas ações através do ENSINO MÉDIO INOVADOR e ENSINO NOTURNO DIFERENCIADO, resultado do esforço de todos que fazem essa unidade de ensino (professores. gestores, funcionários, pais e alunos).





O e- book Lajes em prosa e poesia é o resultado das produções textuais dos estudantes das primeiras séries da Escola Estadual Pedro II, no ano de 2017, resultantes do concurso literário de mesmo nome. 



CULTURA


A Prefeitura de Lajes, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza o Festival Literário de Lajes - FliLajes, a 4ª edição abordou o gênero lendas e com o tema - Lendas: Contar e recontar nosso imaginário popular.

Com 3 dias de duração o Flilajes oferece oficinas literárias, possibilitando a participação de educadores, estudantes e comunidade em geral, além do Circuito literário, com exposições das escolas espalhadas pelas praças e patrimônios históricos de nossa cidade, também conta com a Biblioteca itinerante, encontro de cordelistas e cantadores e apresentações culturais. 






hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Uma fazenda pertencente a Francisco Pedro de Gomes Melo, nos idos de 1825, representou os primeiros sinais de povoamento no lugar.


A localidade de Lajes, por estar estrategicamente situada nos caminhos do sertão, tornou-se um importante ponto de encontro e descanso de boiadeiros e fazendeiros em viagens à procura de negócios, que aproveitavam a parada obrigatória para refrescar o comboio e completar a carga vendida.

Em 3 de dezembro de 1923, através da lei estadual 572, a criação do município de Lajes foi efetivada



A PRIMEIRA MULHER ELEITA PREFEITA NO BRASIL


Luísa Alzira Teixeira Soriano Nasceu em Jardim de Angicos em 29 de abril de 1897, foi uma política Brasileira. Alzira disputou em 1928, aos 32 anos, as eleições para prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido Republicano, vencendo o referido pleito com 60% dos votos. Foi a primeira mulher da América Latina a assumir o governo de uma cidade, segundo notícia publicada na época pelo jornal norte-americano “The New York Times”.[3]
Fonte: wikipedia
Estação ferroviária de Lajes, patrimônio totalmente preservado.


A ESTAÇÃO: A estação de Lages foi inaugurada em 1918 pela Estrada de Ferro Sampaio Correia , trazendo progresso e impulsionando o desenvolvimento local, era o  entroncamento do ramal de Afonso Bezerra.  Fazia ligações com Taipu, João Camara, Ceará-Mirim e Natal. Desde os anos 1990 sem tráfego algum de trens, pois a CFN não estava operando cargas no Rio Grande do Norte.

Fonte: wikipedia



O historiador Câmara Cascudo, no seu livro Nomes da Terra, diz que a região era conhecida pela abundância de penedos e lajedos. Constituía, por todo lado, terra excelente de pastoreia com pastagens, apensar das estiagens desoladas.

Segundo o folclorista e pesquisador, “a cidade era passagem para o sertão do oeste, ida e vinda, rumo ao Ceará-Mirim e a cidade do Natal; algodão, carne seca, bodes, miunças, gado em pé, tangido pelos vaqueiros aboiando nos tabuleiros de Açu e Angicos. As Lages, forçosamente, tornaram-se ponto de encontro, parada para descansar, milhar a burra baixeira, refrescar o comboio carregado.”

De Lajes desmembraram-se os municípios de Caiçara do Rio do Vento, Pedra

Preta, Jandaíra, Jardim de Angicos, todos em 1963.



O Município faz divisa com São Tomé, Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta, Jandaíra, Pedro Avelino, Angicos, Fernando Pedroza e Santana do Matos.

BLOGS

Para saber notícias da região acesse os blogs.






POUSADAS


Pousada Cabugi
Endereço: Praça Monsenhor Vicente de Paula, 32, Centro
Fone: (84) 3532-2140 / 9 9600-1599

Pousada Militão 
Endereço: BR 304 / Km 120 
Fone: (84) 3532-2072 / 9 9985-0194

Pousada O Bom Cabrito
Endereço: BR 304 / Km 191
Fone: (84) 9 9959-1451





LINKS
1º ENDURO DO CABUGI (2017)

2º ENDURO DO CABUGI (2018)

3º ENDURO DO CABUGI (2019)


faça sua inscrição!